segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vale a pena

Tenho andado bastante ausente destas escritas, mas hoje não posso deixar de dizer que vale a pena! Não me calem pois... vale a pena!!!

Mas afinal o que vale a pena????

Passar um ano inteiro a mandar calar alunos, a tentar que eles sigam pelo caminho mais justo e verdadeiro, incentivar para que sejam verdadeiros consigo próprios, promover a concórdia e o respeito mútuos, valorizar os pequenos horizontes, encorajar para superar obstáculos...

Vale a pena quando vemos a sinceridade nos olhos de uma aluna: "professor eu não queria vir para esta aula mas as primeiras palavras que disse fizeram com que mudasse o discurso, o professor disse que a nossa vida simplesmente está nas nossas mãos".

Quantas vezes pensamos que as paredes são as mais íntegras e sinceras ouvintes, afinal, como costumo dizer, andamos a lançar sementes, algumas caem nas pedras, no caminho ou entre os espinhos, mas algumas ainda vão caindo na "boa terra".

Enquanto houver alunos que se lembram da primeira aula do Ano, o meu/nosso trabalho não é em vão, pois ficou sempre qualquer coisita!!!

Beijinhos e abraços

2 comentários:

  1. "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", já dizia o grande literáto português. E de facto, a sua alma é bem integra e com uma enorme dimensao intelectual.
    Acho que nenhum aluno sai das suas aulas indiferente, independentemente do tema, da atenção ou até de falarmos claramente mais do que o que deviamos, aprendemos sempre alguma coisa. As mais simples palavras tornam-se leis e, sinceramente, tenho muito orgulho por ser meu professor (agora ja posso dizer que nao é interpretado como graxa), sobretudo pela recompensa e pela força que transmite em cada aula.
    É uma pessoa maravilhosa, inteira e generosa, isso reflecte-se na sua postura enquanto professor e enquanto amigo, porque mais do que um professor, você transmite a verdadeira amizade e os valores mais integros e mais verdadeiros. É um exemplo a seguir, e quando for grande também quero ser 1/3 daquilo que você representa para mim.

    Obrigado por tudo o que aprendi consigo.
    Boas férias.

    Sara Freitas

    ResponderEliminar
  2. Sara,

    Tu és a 'boa terra' onde as sementes vão caindo!
    A tua nota já foi dada, daí que o teu discurso não vai influenciar a classificação.

    Mas devo dizer-te (o que já deves saber) que me sinto privilegiado por fazeres parte dos meus alunos.
    Nunca é demais recordar que a tua humildade associada à inteligência e ao empenho que manifestas, antevê um futuro fantástico para ti.

    Sara, tu deixas-me sem palavras com tamanhos elogios, mas a verdade é que tu não és ‘normal’, és extraordinária e revelas-te como exemplo para os teus colegas.

    Obrigado pela tua simpatia e amizade, nunca deixes de ser a jóia e o encanto que és!

    Bons exames e merecidas férias

    ResponderEliminar