quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sentido da Vida

Esta semana nas aulas do 10º Ano temos vindo a reflectir no Sentido da Vida.

É um tema que nunca nos devemos cansar de questionar e colocar em cima da mesa do debate e da reflexão.

No quadro escrevi dois tópicos extraídos de um texto:


"coleccionador de derrotas"

"vencedor de obstáculos"

Agora, fazendo o meu exame de consciência questiono: qual deles se identifica mais comigo?

7 comentários:

  1. Nos meus 53 anos, mais ou menos vividos (rsrrs) venci muitos obstáculos e continuo vencendo, pois se estou viva, né mesmo? Não fui derrotada pela morte, seja psiquica, fisica ou espiritual. Venci.
    Quanto a colecionar derrotas? Muitos troféus. Uma colecionadora nata, mas faz parte. Faz parte do meu show. Do show da vida. Abraço fraterno. Lourdes.

    ResponderEliminar
  2. As derrotas devem servir de estímulo às vitórias.
    Uma equipa de futebol, por exemplo, perde um jogo no domingo, então vão redobrar o empenho nos treinos durante a semana, vão analisar os erros que levaram à derrota no encontro e descobrir soluções e estratégias que levem a que o próximo jogo (que parece demorar eternidades a chegar)se saia vitorioso.

    Por outro lado, há pessoas que são uns "coleccionadores de derrotas", não porque as venceram (como acho que a Lourdes pensa)mas porque as ostentam como troféus pessoais, como bandeira de vida para que quem os escuta nos seus lamentos e infelicidades, se sinta com "pena".

    ResponderEliminar
  3. As pessoas podem afirmar-se de duas maneiras:

    Por aquilo que fazem e conquistam; ou por aquilo que não têm e perdem.

    Pessoalmente, as derrotas enervam-me, detesto-as e isso faz com que me empenhe a vencer e a ganhar (apesar de reconhecer os benefícios da derrota e de que também perco). A questão é que muitas vezes encontramos quem esteja todo entusiasmado a relatar as derrotas como se fossem elas a coisa mais importante das suas vidas.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Neste nosso universo da globalização fala-se demasiado de "derrotas" como um sentido negativo e depreciativo.
    Muitas vezes disse a alguém que me é chegado quando não ganhava uma medalha na competição desportiva que praticava " saber perder com savoir faire" é mais difícil que ganhar , mas temos sempre de manter a nossa cabeça erguida, hoje perdemos amanha ganhamos, a vida é assim...

    Por isso não concordo com o espírito de competição que impõe as crianças muito pequenas, causando por vezes bastantes danos psicológicos.

    As derrotas são por vezes algo que nos ensina a crescer, tornar-nos mais fortes e a andar em frente, hoje perdedores amanha vencedores.

    ResponderEliminar
  6. ambas ... por vezes sou derrotada e por outras vencedora ... nem todos podem ganhar um titulo mas todo podemos considerarmo-nos vencedores ... nao nos podemos é lamentar pelas derrotas como se o mundo acabasse, temos que seguir em frente, ao fazê-lo já estamos a ser vencedores pois estamos a vencer uma derrota ... :)

    ResponderEliminar
  7. Isso Bia... estás a dar uma lição a alguém!!!!

    Sempre te vi como uma vencedora e não foi devido aos troféus que seguras com as mãos, mas porque nunca te encontrei derrotada!

    Bom resto de Domingo.

    ResponderEliminar