quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sentido da Vida

Ando a pensar bastante no Sentido da Vida.

Metaforicamente posso dizer que é o caminho que percorro a caminho da felicidade (tema a reflectir num futuro próximo).
Quando eu percorro o meu "caminho" na exploração do Sentido da minha vida, por vezes perco o rumo, e é importante (re)encontrar o local onde me perdi, bem como (re)definir o rumo e tomar consciência do sentido do meu percurso.

É necessário, quando estou desorientado, localizar o local onde me encontro, e (re)orientar-me, em seguida procurar um novo sentido que defina as minhas prioridades e que distinga o fundamental do acessório.

Mas, será que eu tenho definido o meu "caminho"? Estou a seguir todas as "indicações" que encontro? Será que tenho definido o que é prioritário e acessório na minha vida, ou terei isso tudo baralhado?

2 comentários:

  1. Concordo plenamente que o sentido da vida é o caminho que se percorre para a felicidade.

    Mas será que devemos encontrar a felicidade de modo egoísta, ou seja, pensando em nós própios e não no outro?

    O ser humano é um ser social, por isso, cada acção nossa pode intervir com a vida de cada indivíduo.

    Neste cado, se cada ser humano encontrasse a sua felicidade em função do "outro", procurando fazê-lo feliz, o sentido da vida de cada um não seria tantas vezes "perdido" ou desorientado. Isto iria resultar numa cadeia ou num ciclo vicioso que é resultante da vida em sociedade.

    Esta é a minha opinião acerca da forma como devemos encontrar o sentido da vida e de o formar, pois o sentido da nossa vida tem de ser continuamente procurado, para não ser perdido.

    ResponderEliminar
  2. Daniel, na minha humilde opinião, não há felicidade egoísta. As pessoas egoístas até podem estar satisfeitas consigo mesmas ou da forma que as coisas lhes acontecem, até podem ter os seus objectivos atingidos, mas será que são felizes????

    Não me parece!!!!

    Os teus objectivos pessoais passam pela medicina. Tu achas que serás melhor médico se: "olhares" apenas ao status social, ao ordenado ou à vontade dos teus pais???? ou por outro lado, tiveres o desprendimento de todas essas coisas e desejares apenas ajudar quem te procura por doença???

    Boa viagem, diverte-te muito pela Grécia!!! (isto não é para todos, apenas para quem merece)

    ResponderEliminar